Auxiliar de biblioteca cria projeto inovador de incentivo à leitura, a escrita e à arte em escola pública municipal

 

“Denominado como Projeto Cultural Estrela Estrelinha, a iniciativa que tem como uma das ações principais, o “lançamento de livros” para incentivo à leitura e à escrita e traz também “a arte como a outra metade do processo de aprendizagem”. Sendo esse, o “trio” infalível para despertar a imaginação nos dias de hoje, em meio ao mundo de telas em que nos encontramos.

Eu que vivo no meio das crianças, numa comunidade simples e humilde, posso ser escritora, ao ver isso, elas automaticamente passam a se inspirar e entender que também podem se tornar escritores.

A arte é contemplada no projeto com o objetivo de descobrir os talentos artísticos dos estudantes, desenvolver na prática suas habilidades.

Tenho incentivado o teatro, a dança, o balé, a música, despertando cantores, atores, dançarinos, bailarinos que tem dentro de cada um.

Através das minhas observações acerca da carência da educação por projetos que, de fato sejam concretos e que provoquem mudanças significativas sobre o olhar do estudante para o livro e para a leitura, de maneira envolvente e emocionante, é que resolvi criar um projeto que contemple todas as abrangências no que diz respeito às habilidades cognitivas, desenvolvendo a sensibilidade através de musicalidade intrínseca à contação de histórias em que é utilizada a prática de externar (trazer à tona) os personagens das páginas dos livros, possibilitando a visualização e o toque.

O projeto que é inteiramente dirigido por mim, tem uma estrutura, e considero suas práticas um tanto “complexas”, pois além de tudo, requer dedicação e é capaz de emocionar e transformar de certa maneira os expectadores.

Eu sou escritora, mas não dançarina, não bailarina, mas eu pesquiso, estudo e assim criamos as nossas apresentações. Aprendemos juntos. É um aprendizado mútuo e prazeroso.”

O Projeto acontece na Escola Municipal de Tempo Integral EURÍDICE FERREIRA DE MELLO em Palmas-TO.

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

E em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil 18 de abril, foi realizado nesta segunda, 29 e terça, 30/04, o lançamento do livro A menina mágica, escrito pela Auxiliar de biblioteca, Cleude Guedes.

O livro que foi publicado pela editora VECCHIO e ilustrado pela artista Mery Ribeiro, conta de maneira infantil, a história de superação da própria autora em 2023 no Colégio UPERIMM, desta vez, será lançado na ETI Eurídice Ferreira de Mello.

O lançamento faz parte de uma das principais ações do Projeto Cultural Estrela Estrelinha. O evento que foi um verdadeiro espetáculo realizado no auditório da unidade escolar contando com diversas apresentações artísticas como: teatro, música, dança, balé, realizadas pela autora, juntamente com cerca de 60 alunos participantes e o público foi os alunos da UE. As programações do lançamento do livro “A menina mágica se estenderão para os próximos dias para a biblioteca da escola.

Instagram: @cleudeguedes_

Previous post Cinemateca Brasileira apresenta o Australian Film Festival: Uma Celebração da Cultura Cinematográfica da Austrália
Next post Governo propõe lista de 15 itens para Cesta Básica sem impostos