Projeto Papel Verde leva informação sobre sustentabilidade para crianças de Maricá

Estudantes de jornalismo realizam revista sobre sustentabilidade com alunos de colégio em Maricá

Projeto Papel Verde leva informação sobre sustentabilidade para estudantes da rede pública

Alunos da Universidade Anhanguera de Niterói se unem em um projeto para a realização de uma revista sustentável com alunos do 5º ano da Escola Cônego Batalha, da rede municipal de Maricá, que tem como foco principal o meio-ambiente. O projeto Papel Verde acontece em agosto e setembro e envolve atividades na escola, que abordam temas como ecossistema, reciclagem e sustentabilidade, além de educação, a fim de levar informação para os alunos e para a população local.

O objetivo do Projeto Papel Verde é gerar interesse dos alunos sobre o tema, através da escrita e informação, ressaltando a importância de cuidar do planeta. O projeto irá disponibilizar as matérias produzidas com os alunos na sua plataforma online.

Segundo Gabriel Faria, Iara Rohan, Taiane Dorighetti, Luana Felix e Raquel Miranda, integrantes do projeto, as matérias para o site e para a revista impressa são desenvolvidas na própria escola, em São José. “A gente sugeriu o projeto e a prefeitura de Maricá nos abriu as portas. Agora esperamos uma boa interação com as crianças para que eles consigam absorver e repassar a importância do assunto à população”, conta Luana Felix, uma das idealizadoras do projeto.

Para Raquel Miranda, outra integrante da equipe, a revista pode mudar a forma de como os alunos enxergam o assunto. “No Cônego [Batalha, escola], tem até uma horta. Os alunos sabem a importância da sustentabilidade, mas agora aprenderão como repassar essa informação para a comunidade”, explica.

O primeiro encontro com os idealizadores do projeto, que aconteceu no início de agosto, foi aberto para o publico e contou com a visita dos pais dos alunos e dos apoiadores do projeto. “O encontro com as crianças foi um verdadeiro sucesso. Elas estão muito empolgadas com as atividades e ansiosas para a confecção da revista”. conta Gabriel Faria.

Entre as atividades realizadas na escola, a equipe do Papel Verde nos conta sobre o “circuito ecológico”, tendo como tema a reciclagem. “Organizamos as crianças em equipes. Todos os alunos tiveram um pouquinho mais de informação sobre reciclagem e puderam fazer anotações sobre o que aprenderam, que irão nos ajudar na elaboração das matérias para a revista”, conta Taiani Dorighetti. Os alunos percorreram a escola para encontrar pelo caminho pontos com os materiais escolhidos, que foram o lixo orgânico, papel, metal, plástico, vidro e também os não-recicláveis. “Em cada parada do circuito houve uma conversa super descontraída para se aprender o tempo de decomposição e o descarte correto de cada material”, complementa Iara Rohan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post BUFFET DE COMIDA JAPONESA FAMOSO ENTRE AS CELEBRIDADES FECHA PARCERIA COM A PRIMEIRA ESCOLA DE SAMBA DO BRASIL
Next post Empreendedorismo Digital – Jogos didáticos e Trabalho colaborativo para Educação