Goiânia International Film Festival Abre Inscrições para Oficinas Gratuitas e Divulga Seleção de Filmes

O III Festival Internacional de Cinema de Goiânia (GIFF) anunciou a lista de filmes selecionados para suas diversas mostras e abriu inscrições para oficinas gratuitas de formação cinematográfica, que podem ser realizadas até o dia 14 de novembro no site oficial do festival. Com início marcado para 3 de dezembro, o evento acontecerá até o dia 8 em locais como o Cine Ritz, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Campus Laranjeiras, e o Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A cerimônia de abertura, em 3 de dezembro, terá como destaque o filme O Clube das Mulheres de Negócios, da cineasta Anna Muylaert, que será exibido às 19h no Cine Ritz. O longa, focado em questões de gênero em uma sociedade fictícia, contará com a presença de Muylaert e das atrizes Maria Bopp e Grace Gianoukas, que têm debatido sobre os padrões patriarcais e o impacto social do filme em festivais.

O festival conta com várias mostras competitivas, entre elas a Mostra Origens, voltada a produções goianas e brasileiras que exploram temas de história e identidade, e a Mostra Ruptura, que destaca obras de estéticas inovadoras. O júri será composto pelo produtor Raphael Gustavo, o cineasta Benedito Ferreira e a roteirista Julia Katharine. Além das competições, haverá exibições não competitivas, como a Mostra Giffinho, direcionada ao público infantil, e a Mostra Acessibilidade, que proporcionará recursos como closed caption, audiodescrição e Libras.

Geórgia Cinara, diretora artística do GIFF, enfatizou o compromisso do evento com o cinema independente e a inclusão social: “O festival é um espaço para valorizar cineastas independentes de Goiás e de outras partes do Brasil e do mundo, com exibições e oportunidades de formação acessíveis a todas as idades”.

Entre os dias 4 e 6 de dezembro, oficinas de edição de vídeo, direção de fotografia e curadoria de cinema serão realizadas na UEG e no Centro Cultural da UFG, proporcionando aprendizado e capacitação para o público.

Previous post Martim Cererê Promove Edição Especial de Halloween do Cidade Rock Neste Sábado
Next post Vencedor do Prêmio Clarice Lispector de 2024, Marcel Cervantes de Oliveira propõe uma Revolução Decolonial na obra “Precisamos de um novo Paradigma em Proteção Social?”