Goiânia é a segunda capital mais arborizada do Brasil, segundo o IBGE

Pesquisa do Censo 2022 revela que quase 90% dos moradores vivem em áreas urbanas com presença de árvores nas calçadas

Goiânia se destaca mais uma vez no cenário nacional por seu compromisso com o meio ambiente. De acordo com dados da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base no Censo Demográfico de 2022, a capital goiana é a segunda mais arborizada do Brasil, atrás apenas de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

O levantamento mostra que 89,6% da população de Goiânia reside em áreas urbanas cujas calçadas — sejam em frente a residências, avenidas ou praças — possuem uma ou mais árvores. Campo Grande lidera o ranking nacional com 91,4% dos domicílios em áreas arborizadas.

Vale destacar que o estudo considera exclusivamente a arborização das vias públicas urbanas, ou seja, não inclui parques ou áreas verdes protegidas, reforçando o papel da vegetação presente no cotidiano da população urbana.

Além da arborização, a pesquisa do IBGE avaliou dez elementos de infraestrutura urbana, como pavimentação, presença e qualidade das calçadas, iluminação pública, sinalização para ciclistas, rampas de acessibilidade, entre outros. Goiânia se destacou com bons índices em todas as áreas analisadas, demonstrando o equilíbrio entre urbanização e qualidade ambiental.

O dado reforça o reconhecimento de Goiânia como uma cidade-modelo no cuidado com o espaço urbano e a sustentabilidade, trazendo benefícios diretos à qualidade de vida dos moradores, como redução da temperatura, sombreamento das vias, melhoria da qualidade do ar e bem-estar da população.

Previous post Ex-bailarina do Faustão pode ser presa novamente se não cumprir medidas cautelares